Técnica

A maior revolução na ciência do comportamento humano desde Freud e Jung.

O que é o Body Mind Talk ?

Body Mind Talk é a Técnica e Arte de usar as Chaves do Corpo e da Mente em terapia e desenvolvimento de competências.

É um sistema criado pelo dinamarques brasileiro Nehemias Tavares em Copenhague onde ele vive a mais de 40 anos. Em 1980 Nehemias se curou de epilepsia, hipertiroidismo, diverticulites, enxaqueca, alergia, escoliose, ansiedade e depressão fazendo uma combinação de vários sistemas de terapias empíricas.

Apos 8 meses de experimentos com essas terapias ele se curou de todos seus sintomas. Desde então nunca mais precisou de remédios. Seu sucesso, que ja completou mais de 35 anos de saude e vitalidade, lhe inspirou a criar seu próprio sistema chamado Body Mind Talk com uma combinação de técnicas de vários sistemas que funcionam como chaves do corpo e da mente.

Body Mind Talk em portugues significa linguagem do corpo e da mente. A mente se expressa com palavras e sintomas emocionais. O corpo se expressa com dores e sintomas psicossomáticos. Quando a boca cala o corpo fala através de doenças.

Mais de 90% das doenças não são doenças, são o grito simbólico do corpo falando que não esqueceu a historia que a mente reprimiu ou negou. BMT é um código e técnicas especializadas para descodificar a simboliga das doenças, identificar e neutralizar a causa delas.

A mente tambem fala através de símbolos. Os sintomas emocionais e comportamentais também são reações simbólicas da mente falando da historia da nossa vida acumulada e reprimida no corpo. O sistema BMT é formatado com técnicas especializadas para curar a causa dos sofrimentos no corpo e na mente, e ao mesmo tempo regastar os potenciais sufocados pela historia da vida.

Fundamentos do Body Mind Talk

Os fundamentos do BMT tem base na cinesiologia aplicada, biocinesiologia, psicocinesiologia, cinesiologia pedagógica, cinesiologia comportamental, cinesiologia educacional, PNL, coaching, TFT, EFT, TAT, EMDR, bioenergética, gestalt, psicodrama, Metodo Sedona, psicanálise jungiana, parapsicologia, Acces Consciousness, constelação familiar, acupuntura, reflexoterapia, terapia do grito, psicologia formativa, terapia do som, terapia holotropica, terapia do riso, medicina chinesa, medicina ortomolecular e outros.

BMT tem muita coisa desses sistemas, mas não é nenhum deles. É uma fusão da síntese das melhores técnicas de sistemas que se completam. Essas técnicas foram modificadas, adaptadas e moldadas para se trabalhar com várias dimensões do corpo e da mente de diferente tipos de personalidades.

Áreas de atuação do Body Mind Talk

  • BMT na área de saude física/Pronto socorro
    Médicos e enfermeiros podem utilizar técnicas de release para desativar stress traumático, neutralizar choques e as sequelas de traumas físicos e psiquicos e aos mesmo tempo ativar os mecanismos inconsciente de autoregeneração em casos de AVC, paradas cardiácas e outros.
  • BMT na maternidade
    As chaves do corpo e da mente tem um efeito poderoso no release do stress do parto na familia, na mãe e no bebe. Reduz a dor do parto, elimina o trauma do nascimento e neutraliza as causas da psicose ou depressão do parto. Outro grande benifício do BMT no parto é a neutralização de programas gerados pelos traumas de nascimento. Cada parto traumatico gera atitudes, reações e comportamentos limitantes que afetam a vida do bebe desde a infância a velhice dependendo de como o inconsciente interpreta a dor do parto.
  • BMT no hospital
    Técnicas de release para ativar os processos de autocura após operações e neutralizar a causa de sintomas psicossomáticos. As técnicas do BMT são ferramentas complementares valiosas para médicos, enfermeiros e familiares no trabalho de resgate da saude dos pacientes.
  • BMT na psicologia
    Release de stress emocional, stress traumático e reprocessamento mental em casos de crises psíquicas, trabalhos com depressão, ansiedade, pânico, vícios, TOC e outros disturbios de comportamentos.
  • BMT na veterinária
    Os animais tambem tem reflexos neurovasculares na cabeça que funcionam como pontos de release de stress e traumas. Um toque suave nesses pontos neutraliza stress e resgata o equilibrio mental corporal nos animais. As tecnicas de release nos animais são de grande beneficio em várias situações. Em casos de cirurgias ativa os mecanismos de regeneração e autocura e na vida diaria ajuda animais estressados a se acalmarem. O efeito é positivo em animais pequenos e grandes.
  • BMT na pedagogia
    Os benefícios das chaves do corpo e da mente nas crianças são grandes tanto nos problemas emocionais como nos problemas de aprendizagem. Pais, professores e pedagogos que usam as técnicas do BMT tem resultados maravilhosos.
  • BMT nas empresas
    Trabalho com a dimensão corporal em coaching, gerenciamento emocional, release de stress e desenvolvimento de competências. As chaves do corpo e da mente são efetivas no trabalho de mecanismos inconsciente de autosabotagem, síndrome de fiasco e repetição de padrões de pobreza e escassez.Outro grande benefício do BMT no trabalho de desenvolvimento de competências é a técnica psicoenergética para desativar e neutralizar sofrimentos reprimidos e congelados no corpo que bloqueiam a capacidade da mente de reprocessar atitudes, reações e comportamentos positivos.Quando a energia de traumas e vivencias estressante reprimidas no corpo é desativada neutralizam-se os mecanismos de resistência, autoboicote e autosabotagem. A mente se abre para digerir e aceitar trabalhos cognitivos com coaching e outros.

As técnicas do Body Mind Talk

As técnicas do BMT são um conjunto de várias ferramentas que fucionam como Chaves do Corpo e da Mente para trabalhar com vários de níveis de consciência no corpo e na mente.

1. As chaves energéticas
Técnicas bioenergéticas para ativar e desativar a bagagem de stress e traumas acumulados e congelados no corpo. A bioenergética do BMT tem fundamento na terapia holotrópica de Stanislav Grof, bioenergética de Alexander Lowen, Osho e outros.

2. As chaves de release
Técnicas de release psicoenergético para neutralizar e dessensibilizar a bagagem de sofrimentos reprimidos que forem ativados com as técnicas bioenergética. As técnicas de release são pontos neurovasculares que ativam mecanismos de descarga de energia de stress e traumas em poucos minutos.

Essas chaves são um dos pilares mais importantes do BMT. Sem elas seria perigoso ativar traumas reprimidos no corpo. A energia de traumas pode ser de alta tensão e disparar reações psicóticas. Em poucos minutos essas chaves abortam surtos, reações psicóticas e ao mesmo tempo neutraliza e dessensibiliza dores emocionais e psicossomáticas.

Esses pontos são usados na cinesiologia aplicada para equilibrar o fluxo energético nos músculos e nos meridianos de acupuntura. Os fundamentos das chaves de release é uma das contribuições importantes da cinesiologia para o BMT.

No BMT usa-se esses pontos, chamados reflexos neurovasculares, combinados com outras técnicas para ativar os mecanismos de autocura, ressignificar as crenças e interpretações criadas pelos sofrimentos.

As memórias esquecidas na mente estão ativas no corpo gerando milhares de sintomas tanto no corpo como na mente. O corpo e a mente se curam quando essas memórias são desativadas e reprocessadas com as técnicas BMT.

3. As chaves de abordagem simples ao inconsciente
As chaves de abordagem simples ao inconsciente é um sistema de convite ao inconsciente para desativar os bloqueios que sufocam as competências físicas, mentais, emocionais e espirituais e resgatar esses potencias adormecidos. Os fundamentos dessas chaves tem base no sistema de release de Lester Levenson.

4. As chaves de abordagem energética ao inconsciente
As chaves de abordagem energética ao inconsciente é a combinação de várias técnicas BMT com pontos psicoenergéticos para ativar memórias genéticas e dissolver padrões de sofrimentos herdados dos ancestrais.

Release na memória genética é um dos processos mais importantes no BMT, porque essa memória carrega energia de alta tensão e é uma das principais causas de sofrimentos físicos, psíquicos, psicossomáticos e psicossociais.
Essas chaves tem tambem um efeito profundo e poderoso no trabalho com arquétipos no inconsciente coletivo. São ferramentas efetivas para ativar os potenciais arquétipos do homem e da mulher e ao mesmo tempo reprogramar crenças, comportamentos compulsivos e dissolver a causa de vícios, TOC, síndrome do panico, fiasco e outras disfunções.

Os fundamentos dessas chaves são pontos de acupuntura com efeito psicológico descoberto pelo Dr. Roger Callahan, criador do sistema TFT. Esses pontos tambem são usados em outros sistemas conhecido como TAT e EFT. No BMT esses pontos são chamados PPE: Pontos Psicoenergéticos e são usados com uma combinação de outras chaves do corpo e da mente adaptados à necessidade de cada pessoa.

5. As chaves da memórias do corpo
As chaves da memória do corpo é um esquema de palavras código das emoções básicas do ser humano, chamado Barômetro Emocional no Corpo. É um sistema lógico da anatomia emocional que ajuda a descodificar os símbolos das doenças e disfunções emocionais e comportamentais.

O Barômetro Emocional no Corpo é o tradutor da linguagem símbolica das doenças. Em poucos minutos ajuda o terapeuta ou o autoterapeuta a entender a causa das disfunções no corpo e na mente.

O fundamento das chaves da memória do corpo começou com C.G. Jung, que fez a primeira lista de emoções para guiar o processo analítico. Essa lista evoluiu e tomou uma forma mais moderna com o psiquiatra David R. Hawkins que, com ajuda da cinesiologia aplicada, fez uma esquema chamado Mapa da Consciência.

Outro esquema chamado Barometro Comportamental é mais simples. Esse esquema foi criado pelos cinesiológos Gordon Stokes e Daniel Whiteside que tambem usaram a cinesiologia para testar as emoções. Esse esquema foi modificado e adaptado ao BMT e faz parte do sistema de chaves do corpo e da mente.

6. As chaves da resposta corpo mente
As chaves da resposta corpo mente é uma técnica de teste muscular da psicocinesiologia para se trabalhar com as 3 linhas do tempo:

1. Linha do tempo no momento da fecundação: memórias de vivências dos ancestrais.
2. Linha do tempo durante a gravidez: memórias de vivencias durante a gravidez.
3. Linha do tempo desde o parto até o presente: memórias de vivências durante a vida.

Esse teste é uma ferramenta de abordagem à memória, consciência e inteligência do corpo para identificar a raiz dos sofrimentos no corpo e na mente. Com poucos minutos de teste de abordagem o corpo revela a causa e os símbolos da bagunça humana.

Essa técnica combinada com outras chaves do corpo e da mente faz o BMT ser o sistema de terapia mais profundo, efetivo e rapido do mundo, pois não se perde tempo com fugas em racionalizações, analise e outros devaneios mentais.